Início | Prefeitura | Notícias | Intranet | Webmail 
Documento sem título

Curso capacita novos guardas municipais 

 

A nova turma de alunos da Guarda Municipal de Criciúma iniciou, na manhã desta segunda-feira (4), o período de aulas do curso de formação. Dos 50 chamados para a capacitação, 35 inscreveram-se na preparação para o trabalho nas ruas oferecido na sede do Serviço Social do Transporte/Sistema Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Os futuros guardas terão 600 horas nos bancos escolares e mais 40 horas de estágio nas ruas.

O cumprimento da carga horária se dará até o dia 7 de maio, em jornada dupla de aulas teóricas e práticas (das 8h às 12h e das 13h às 17h30). A grade curricular prevê o ensino de instrutores do próprio Sest/Senat, da Polícia Militar e da Polícia Ambiental. O norte seguido pelo curso, segundo a técnica de formação profissional do Sest/Senat, Sarita Bernardo Fernandes de Melo, está estabelecido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). "Estas normativas unificam todos os municípios que instaurarem as guardas municipais no Brasil todo. Acrescentamos bastantes conteúdos de trânsito, que foi uma deficiência percebida na grade antiga", conta.

A proposta pedagógica foi estabelecida em parceria entre o Sest/Senat e a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC). Os aprovados ao final do curso, segundo o superintendente de Segurança,Planejamento e Operações, da ASTC, Faustino Biavati, vão ser incorporados à Guarda Municipal. "São eles os representantes do poder público nas ruas, nas praças, nos próprios públicos e instalações do município. Passa a ser o agente público que vai ajudar a população numa situação difícil, a proteção e a referência de respeito e humanidade perante os cidadãos criciumenses", enfatiza.

Os ensinamentos repassados, segundo Sarita, visam formar guardas municipais conforme as finalidades descritas na Lei Orgânica Municipal. O princípio chave de cuidar do patrimônio e das pessoas, orientar o trânsito e promover ações, como campanhas e melhorias para a sociedade. "O período de estágio colocará os aprendizes nas ruas fazendo blitze educativa, fiscalização de trânsito, veículos de transportes escolares e motofretistas. Eles serão levados também a instituições como as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e Casan, para terem pelo conhecimento de quem acionar nas várias possibilidades de ocorrência durante os dias de trabalho", explica Sarita.

Biavati reforçou aos guardas, antes do começo das aulas, a importância da Guarda Municipal para a cidade de Criciúma e suas funções na sociedade. "O guarda municipal não é a polícia, não é o poder repressor, mas sim um agente do município que tem como tarefa principal cuidar do patrimônio público e proporcionar segurança aos cidadãos nesses locais. O agente necessita mostrar dignidade, respeito e se portar como uma pessoa pública", ratificou.

 

 
Inserido em 04/02/2013
 
Voltar para Home | Ver mais notícias
 
Imagens

ASTC © 2010-2014. Todos os direitos reservados.


Rua Marcos Rovaris, 443 - Centro - Criciúma - SC
Fone (48) 3462-3800 / CEP 88801-100

Horário de atendimento ao Cidadão: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.